Atividades de sala de aula em todas as atividades

ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                                                           DATA: ____/____/2011

Conto africano:     Por que os cães se cheiram uns aos outros?

Quando os cães governavam-se a si mesmos, havia dois grandes reinos chefiados por poderosos cães. Cada um deles gabava-se de ter mais súditos e riquezas do que o outro. Embora fossem adversários, viviam em paz, e essa trégua só foi quebrada no dia em que um deles se apaixonou pela irmã do outro chefe. Perdido de amores, ele se dirigiu pessoalmente aos domínios do rival:   
         – Meu nobre amigo – disse o cão apaixonado -, fiz essa longa e cansativa viagem até o teu reino para pedir a mão da tua irmã em casamento.   
         – Com a minha irmã! – respondeu aos gritos o outro cão –, não quero que você case com ela de jeito nenhum.   
         Humilhado com a resposta, o cão desdenhado voltou furioso para sua corte. Assim que chegou, reuniu o Conselho de Guerra e mandou chamar um fiel servidor para que levasse a seguinte mensagem ao seu inimigo:   
         – Diga-lhe que como me recusou a mão da irmã, que se prepare para lutar, pois dentro de poucos dias irei marchar com meu exército para destruí-lo.   
         O mensageiro ouviu tudo bem direitinho e já ia partindo quando um dos conselheiros reais o chamou:   
         – Você não pode sair assim todo sujo – disse o conselheiro real. – A sua cara e a cauda estão imundas.   
         Os criados deram um longo banho no mensageiro e perfumaram a cauda dele com os melhores perfumes do reino, pois de acordo com os costumes daquele tempo, um mensageiro tinha que se preparar adequadamente para executar uma tarefa.   
         No caminho, o mensageiro achou-se tão cheiroso e galante que começou a procurar esposas para ele mesmo, deixando de lado a missão que o chefe havia lhe confiado.   
         É por isso que os cães andam sempre atrás uns dos outros, cheirando as suas caudas, para verem se acham o mensageiro perdido.  

***********************************************************************************************************************************
ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                                              
 Informações Gerais da nossa cidade “Salinas”

Área do Município: 1.897,17 Km² (total)
                                  Zona Urbana : 46,30 Km²
                                 Zona Rural : 1.850,87 Km²

População:    39.094 habitantes

Altitude:  Máxima - 1.030 m. (divisa Salinas/Taiobeiras)
                 Mínima - 432 m. (Barra do São José/Rio Salinas)
                 Sede-  471 m.

Localização:  Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, Micro Região do Alto Rio Pardo, área de abrangência da SUDENE e CODEVALE

Clima: Salinas é uma região de clima semi-árido predominantemente quente por quase todos os meses do ano, que se caracteriza por um período de seca marcante, com chuvas mal distribuídas e um outro período de chuvas torrenciais e espaçadas.

Temperatura:            Média de Verão - 33,0° c.
                                   Média de Inverno - 18,0° c.

Relevo: 40%  Plano -                35% ondulado -                  25% montanhoso

Hidrografia: O Município de Salinas/MG, localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Jequitinhonha (Nordeste de Minas Gerais, coordenadas 16° 10' de latitude e 42° e 17' de longitude), formando a Sub-Bacia do Rio Salinas com os rios Matrona, Salinas, Bananal e Caraíbas, sendo os três últimos perenizados pelas barragens de mesmo nome com volume d'água de 92 milhões, 25 milhões e 9,4 milhões de m³ respectivamente, que deságua à margem esquerda do Rio Jequitinhonha no Município de Coronel Murta/MG.

Vegetação: Caatinga, Cerrado e Matas Cadusífólicas.

Municípios Limítrofes Polarizadores: Taiobeiras, Rubelita, Santa Cruz de Salinas, Novorizonte, Fruta de Leite, Rio Pardo de Minas, Comercinho e Curral de Dentro.

04/10/2011