Atividades com diferentes gêneros textuais - piadas


 

ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                                                   DATA: ____/____/2011

Conto Africano: O Homem e a Filha

             Era uma vez um casal que teve uma filha. A mulher morreu pouco depois do parto e a criança foi criada pelo pai. Quando a menina cresceu, o pai anunciou-lhe:
           __ Minha filha, quero casar contigo!
           Mas a menina respondeu:
           __ Isso não é bom. Seremos descobertos pelos outros, pois no mundo não há segredos!
           __ Sempre quero ver se no mundo não há segredos, disse o pai.
           Foi buscar arroz, vazou duas medidas numa panela e cozinhou-o. Em seguida, levou a panela para o mato e enterrou-a. Ninguém sabia que ele tinha enterrado no mato uma panela cheia de arroz a não ser ele próprio e a filha.
          Tempos mais tarde, apareceram homens com redes para caçar no mato. Eles não sabiam que no local onde caçavam, debaixo de uma árvore, estava enterrada uma panela cheia de arroz. Descobriram, admirados, que formigas brancas saídas da terra junto daquela árvore, transportavam grão de arroz.
           De imediato cavaram o buraco e encontraram uma panela cheia de arroz cozido.
          A filha, então, voltou-se para o pai:
          __ Está a ver papá? Eu não lhe disse que o mundo não tem segredos?!

                     Fonte: Google


ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                                      DATA:____/____/2011
TURMA: 5º ANO ________________________________                    PROFª: _______________________
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
ASSUNTO: AVALIAÇÃO BIMESTRAL
ALUNO(A): _______________________________________

  • Com base no estudo que fizemos sobre o Sistema Urinário e o Sistema Nervoso, resolva as questões a seguir:
01- Líquido produzido pelas glândulas sudoríparas
(A) urina
(B) uréia
(C) suor
(D) água

02- As substâncias contidas no suor, retiradas do sangue
(A) sal, água, e ácido úrico
(B) água, sal, uréia e ácido úrico
(C) sangue, urina, sal e ácido úrico
(D) ácido úrico, água, sal e gás carbônico

03- Todas as alternativas estão corretas, exceto
(A) A urina fabricada nos rins é transportada pela uretra e armazenada na bexiga.
(B) A urina é composta de água, uréia e sais minerais.
(C) O sangue transporta nutrientes para as células.
(D) Os rins funcionam como um filtro.

04- A eliminação da urina é feita através
(A) dos ureteres
(B) dos rins
(C) da uretra
(D) da bexiga

05- Qual é o papel do sistema urinário no funcionamento do organismo? Assinale a letra correta
(A) Eliminar o excesso de água e de resíduos e outras substâncias prejudiciais ao organismo.
(B) Eliminar o excesso de gás carbônico e água do organismo.
(C) Eliminar o excesso de água e substâncias não tóxicas do organismo.

06- O Sistema Nervoso é responsável pelo comando geral do corpo. Ele forma uma rede de comunicação com todas as partes do corpo. Circule as partes que constituem esse sistema:

ENCÉFALO        CEREBELO        MEDULA ESPINAL        BULBO         NERVOS         CÉREBRO

07- Órgão que comanda a respiração, a digestão e a excreção
(A) Cérebro
(B) Encéfalo
(C) Bulbo
(D) Nervos

 Cristo te ama muito!!!
______________________________________________________
 
ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE DATA: ___/___/2011
Piadas - Interpretação textual

Um louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
(Fonte: “Meu primeiro livro de piadas” Fizetto, Ângela - Editora Todo livro)

1. Leia novamente o trecho abaixo:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”
Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. ( ) O levasse para passear no zoológico.
b. ( ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. ( ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. ( ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.


2. Leia o trecho abaixo e responda:

- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
a. Quem disse isso? ________________________________________________________

b. Por que nesse trecho o autor escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?______________________________________________________________

3. Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?
a. ( ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. ( ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. ( ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. ( ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.

4. “Hoje vou levá-lo...”. Nesse trecho, “lo” se refere:
a. ( ) Ao louco.
b. ( ) O vizinho.
c. ( ) Ao pingüim.
d. ( ) Não se refere a ninguém.

5. Leia novamente o seguinte trecho da piada:
Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”

Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. ( ) levar o pingüim para passear.
b. ( ) encontrar os pais do pingüim.
c. ( ) cansar o pingüim.
d. ( ) não gostava de sair de casa com o pingüim.

6. A função desse texto é:
a. ( ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. ( ) Fazer o leitor rir.
c. ( ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. ( ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passe

(Fonte: blog da profª Helena)
**********************************************************************************************

ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                                                DATA: ___/___/2011
ALUNO:   __________________________________________                     Nº: _____
O MACACO E O COELHO

         Um macaco e um coelho fizeram a combinação  de um matar as borboletas e outro
matar as cobras. Logo depois o coelho dormiu.
        O macaco veio e puxou-lhe as orelhas.
         _ O que é isso? Gritou o coelho, acordou num pulo.
        O macaco deu uma risada.
        -- Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas...
        O coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo “Espere que te curo”.
        Logo depois  o macaco  sentou-se numa pedra para comer uma banana. O coelho veio por trás com um pau, e lept! – pregou- lhe uma grande paulada no rabo. O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore.
        Desculpe amigo – disse lá debaixo o coelho. _ Vi aquele rabo torcidinho  entre as pedras e pensei que fosse uma cobra.
        Foi desde ai que  o  coelho, de medo do macaco vingar – se passou a morar nos buracos.

1- O trato que o macaco e o coelho  fizeram foi que:
(A) Os dois matariam as borboletas e as cobras.
(B) Um mataria as borboletas e outro mataria as cobras
(C) O coelho mataria as borboletas quando o macaco mandasse
(D) O macaco mataria as cobras, com a ajuda do coelho
  
2-  O coelho, com medo de vingança do macaco, passou então a morar.
(A) Com outros animais.                                     (B) Com a cobra e a borboleta.
(C) Em tocas.                                                      (D) Na copa das árvores.

3- No texto, a frase   - Ah! Ah! Pensei que fossem duas borboletas..., é dita
 (A) Pelos dois personagens                              (B) Pelo coelho        
 (C) Pelo narrador                                               (D)Pelo macaco

4) Podemos afirmar que a historia O macaco e o coelho:
(A) Aconteceu no passado e em uma floresta.                  (B) Aconteceu no presente e em um buraco.
(C) Aconteceu  no passado e em uma cidade.                  (D) Aconteceu no presente em um lugar indefinido.

5)  No texto, o narrador:
(A) Conta uma história.                                                             (B) Participa como personagens da história.
( C) Dá uma opinião sobre o comportamento dos animais.           (D) Dá informação sobre os macacos e  c
                                                                                                           coelhos.

6) Em O Coelho danou com a brincadeira e disse lá consigo: Espere que te curo – a palavra grifada dá idéia que o coelho
(A) Espera que o macaco se desculpe.                                      (B) Quer ser amigo do macaco.
( C) Vai curar o macaco de uma doença.                                   (D) Vai vingar-se pelo que o macaco fez.

7) A alternativa que apresenta uma pergunta é:
(A) – Desculpe-me, amigo – disse lá embaixo o coelho.           (B) Espere que te curo.
( C) – O que é isso ? Gritou o coelho.                                           (D) – Ah ! Ah ! Pensei que fossem borboletas.

8) Em O Coelho danou com a brincadeira..., a palavra grifada pode ser substituída por:
(A) Ficou zangadíssino.                                                            (B) Ficou orgulhoso.
( C)Ficou entusiasmado.                                                           (D) Alegre

9) Em – Ah ! Ah! Pensei que fosse duas borboletas...,  a fala da personagem é indicada:
(A) Pela letra maiúscula na primeira palavra.                         (B)  Pelo travessão.
( C) Pelo ponto de exclamação.                                            (D) Pelo sinal de reticências.

10- Leia: O macaco deu um berro, pulando para cima duma árvore. A expressão sublinhada dá ideia de:
(A) tempo                                                                                 (B) lugar                
(C ) modo                                                                                 (D) negação

FAÇA TUDO COM AMOR!
*********************************************************************************************


ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                         
ASSUNTO: Avaliação Diagnóstica de Literatura
TEMA: Música: AQUARELA   de Toquinho e Vinícius

PROFª: Ester Simões                

TURMA: 5º ano “Vinícius de Moraes”
ALUNO(A): __________________________

Questão 1
Com a reta, o poeta constrói:
A. (   ) Um barco a vela.                                                              
B. (   ) Um navio.
C. (   ) Um castelo.                                                                       
D. (   ) Um avião.

Questão 2
Com a curva, o poeta:
A. (   ) Desenha uma paisagem bonita.                                       
B. (   ) Imagina estar viajando do Norte ao Sul.
C. (   ) relembra as brincadeiras de infância.                               
D. (   ) desloca-se de um lugar a outro do planeta.






Questão 3
Com o círculo, o poeta desenha:
A. (   ) Um guarda-chuva.                                                             
B. (   ) Uma luva.
C. (   ) Uma gaivota.                                                                      
D. (   ) A terra.

Questão 4
De acordo com o poema, é possível passar de uma
América a outra em um segundo ...
A. (   ) Tomando um navio.                                                          
B. (   ) Viajando de barco.
C. (   ) Usando um compasso.                                                        
D. (   ) Embarcando um avião.


 Questão 5
Considerando o texto, pode-se concluir que, para o poeta,
o ato de desenhar é uma forma de:
A. (   ) Ganhar dinheiro.
B. (   ) Fazer o que gosta.
C. (   ) Exercer a liberdade.
D. (   ) Traçar figuras geométricas.


Questão 6
Leia: “Entre nuvens vem surgindo”

Um avião rosa e grená.

O contrário da expressão sublinhada é:
A. (   ) Vai desaparecendo.
B. (   ) Vem desapontando.
C. (   ) Vem aprendendo.
D. (   ) Vem apontando

Questão 7
“ ... Pedacinho azul do papel”.
A palavra sublinhada na frase acima, é:
A. (   ) Ação
B. (   ) Fato
C. (   ) Estado
D. (   ) Qualidade

Questão 8
“Nós escrevemos tudo a lápis”.
O singular da frase acima é:

A. (   ) Eu escrevia tudo a lápis.
B. (   ) Eu escrevo tudo a lápis.
C. (   ) Eu escrevera tudo a lápis.
D. (   ) Eu escreverei tudo a lápis.

Questão 9
Vou com ela viajando
“Havaí”, Pequim ou Istambul.
A palavra assinalada na frase é um:
A. (   ) Substantivo composto
B. (   ) Substantivo abstrato
C. (   ) Substantivo derivado
D. (   ) Substantivo próprio

Questão 10
Se você fosse o poeta, o que desenharia numa folha qualquer?
 Represente, através de desenho,  a sua resposta:

*********************************************************************************************************************************

                                                                        Aquarela
(Toquinho e Vinícius)

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul

Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...


Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...


E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...
***********************************************************************************
ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                                                                ATIVIDADE  DE PORTUGUÊS
                                        Data: 01/09/2011     

Texto I
                  Telenovelas empobrecem o país

            Parece que não há vida inteligente na telenovela brasileira. O que se assiste todos os dias às 6, 7 ou 8 horas da noite é algo muito pior que os mais baratos filmes “B” americanos, os diálogos são péssimos. As atuações, sofríveis. Três minutos em frente a qualquer novelas são capazes de me deixar absolutamente entediado – nada pode ser mais previsível.
                                                        Antunes Filho. Veja, 11/mar/96
Texto II
                                Novela é cultura
           
      Veja – Novela de televisão aliena?
      Maria Aparecida – Claro que não. Considerar a telenovela um produto cultural alienante é um tremendo preconceito da universidade. Quem acha que novela aliena está na verdade chamando o povo de débil mental. Bobagem imaginar que alguém é induzido a pensar que a vida é um mar de rosas só por causa de um enredo açucarado. A telenovela brasileira é um produto cultural de alta qualidade técnica, e algumas delas são verdadeiras obras de arte.
 Veja, 24/jan/96

 Com relação ao tema “telenovela”
(A) nos textos I e II, encontra-se a mesma   opinião sobre a telenovela.
(B) no texto I, compara-se a qualidade das novelas aos melhores filmes americanos.
(C) no texto II, algumas telenovelas brasileiras são consideradas uma bobagem.
(D) no texto II, a telenovela é considerada uma bobagem.

2- Leia o texto:     O disfarce dos bichos
           
       Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto. Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que parecem folhas.
      Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação. O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou  11 anos na sela amazônica estudando os animais.
 MAVIEL MONTEIRO, José, Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993

a.  O bicho-pau se parece com
(A) florzinha seca
(B) folhinha verde
(C) galhinho seco
(D) raminho de planta

b. Leia: ... e ele virou bicho, abriu asas e voou?
 O termo assinalado é
(A) um artigo
(B) um substantivo
(C) um advérbio
(D) um pronome

3- Leia: A função da arte

            Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadioff, levou-o para que descobrisse o mar.
            Viajaram para o sul.
            Ele, o mar,estava do outro lado das dunas altas, esperando.
            Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
            E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
            - Me ajuda a olhar!
GALEANO, Eduardo. O livro do abraços. Trad. Eric Nepomuceno  5ª Ed. Porto alegre: Editora L&PM, 1997.

O menino ficou tremendo, gaguejando, porque
(A)  a viajem foi  longa.
(B) as dunas eram muito altas.
(C) o mar era imenso e belo.
(D) o pai não o ajudou a ver o mar.

4- Leia
         Acho uma boa ideia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)
(Correio Braziliense, 19/02/2003, Gabarito, p.2)

Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.”
A palavra destacada indica
(A) alternância
(B) oposição
(C)  adição
(D) explicação
**********************************************************************************