Atividades/avaliação de Português

       ESCOLA ESTADUAL PROF. ELÍDIO DUQUE                   DATA: ___/___/2011
TURMA: 5º ANO “VINÍCIUS DE MORAES”                       PROFª: __________________
ALUNO(A): _____________________________________        Nº: ____

QUESTÃO 01
Texto:                                  Galo-de-Campina
O galo-de-campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de sementes, frutinhas e insetos. Vive em bandos nas caatingas do Nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que outro pássaro, o currupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.
O galo-de-campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa época do ano, e de manhã bem cedinho.
Em Alagoas, onde ele tem fama de cantor, é treinado e vendido a preços muito elevados.
Fonte: Ler e escrever: Livro de textos do aluno/Secretaria da Educação, São Paulo: FDE, 2008.

De acordo com o texto, o galo-de-campina tem fama de cantor
(A) no Brasil Central.         (B) na Amazônia.           (C) no Nordeste.         (D) em Alagoas                                            

QUESTÃO 02
    Leia o texto a seguir:           Desequilíbrio Ecológico
 Os coelhos não existiam na Austrália. Então alguns fazendeiros resolveram importar os bichinhos para criar. 
 Alguns desses coelhos fugiram e se esconderam nos campos. Esses animais se reproduzem com grande velocidade. Em pouco tempo transformaram-se numa verdadeira praga, pois não havia entre os animais da  região nenhum que caçasse coelhos. 
                         Fonte: ROCHA, Ruth. Almanaque Ruth Rocha.São Paulo: Ática, 2005

No trecho “Então alguns fazendeiros resolveram  importar os bichinhos para criar”, a palavra destacada tem o sentido de
(A) comprar.                (B) vender.                      (C) trocar.                (D) trazer

QUESTÃO 03

Leia:  Sapato  é muito chato,


mas é um fato:
em pata de pato
não cabe sapato.
Não há sapato
pra pata de gato
ou pata de rato.
E eu constato
que nem no mato
se encontra sapato
pra carrapato!



Fonte: CIÇA. Trava-Trela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

A palavra que retrata o tema da poesia é
(A) carrapato.              (B) sapato.                       (C) gato.                   (D)pato

QUESTÃO 04

Leia o texto: o leão e o ratinho     ( Esopo)
          Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
     Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que
fosse embora.
     Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
     Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
     Uma boa ação ganha outra. 
Fonte: Ler e escrever: Livro de textos do aluno/Secretaria da Educação, FDE. São Paulo: FDE, 2008

O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque  
(A) prendeu o ratinho com a pata.                (B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.                     (D) o ratinho roeu as cordas.

A fábula O leão e o ratinho quer
(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.            (B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.                      (D) contar sobre a fuga do leão.

A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula
“O leão e o ratinho” é
(A) “fazia a floresta inteira tremer”.                                (B) “todos conseguiram fugir”.
(C) “cansado de tanto caçar”.                                        (D)”dormia espichado”.

Para responder às questões 05, 06 e 07, leia as tirinhas abaixo.  






Fonte: ZIRALDO, A. As melhores tiradas do Menino Maluquinho / Ziraldo: ilustrações do autor,
Mig e equipe. São Paulo: ed. Melhoramentos, 2005, p.25.
QUESTÃO  05
O Menino Maluquinho disse “OBA!”, no primeiro quadrinho. A forma como foi registrada sua fala significa que ele está
(A) sussurrando.                (B) chorando.               (C) cantando.                (D) gritando.

QUESTÃO 06
Os elementos que caracterizam o humor na tirinha são
(A) as exclamações do Maluquinho “OBA! e “IUPI!...”     
(B) a expressão e os gestos de alegria da mãe.
(C) a fala da mãe e a onomatopeia “CRAC!” e “IUPI!”
(D) a fala e a expressão facial do médico.

QUESTÃO 07
Da leitura da tirinha do Maluquinho, pode-se entender que
(A) é a primeira vez que Maluquinho foi engessado.  
(B) a mãe não se preocupa com o comportamento do menino.
(C) o menino é agitado e costuma quebrar coisas.
(D) o médico não tratou direito do Maluquinho.

QUESTÃO 08

Leia o poema abaixo:


“Ri melhor quem ri primeiro”,
disse a Alice o Chapeleiro.

“Por último”, contradisse
imediatamente Alice.

“Só se de trás para diante”,
berrou ele, triunfante.

E você, leitor ordeiro,
será o último ou o primeiro?


Fonte: PAES, José Paulo. Ri melhor quem ri primeiro. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998.

Quem fala no verso 5 “Só se de trás para diante” é
(A) o Chapeleiro.                          (B) o narrador.                  (C) a Alice.                              (D) o leitor.
                                                  Jesus ama muito você!